Este blog é destinado à todas as pessoas "de bom humor"!!!

Nosso intuito é que você saiba o quanto vale a pena ter um sorriso saudável e ficar por dentro de todas as novidades odontológicas que podem contribuir para isso.
Assim, esperamos que você se informe, questione, surpreenda-se e também divirta-se.
Bom-humor faz bem pra vida!!!!


domingo, 12 de dezembro de 2010

EM BUSCA DE UM SORRISO PERFEITO!

Hoje em dia homens e mulheres se preocupam ao extremo com a aparência.
Tanta dedicação em busca de um corpo exuberante deve ser combinada com cuidados necessários para se ter um sorriso perfeito.
Aparelhos ortodônticos, implantes, clareamento dental , laminados de porcelana, etc ; nos consultórios não faltam opções de novos tratamentos para manter os dentes cada vez mais bonitos.
Porém antes de tudo isso existe algo muito importante a ser lembrado: a Prevenção.
Visitas  periódicas ao dentista proprocionam um sorriso saudável através do controle da placa bacteriana , da cárie e doenças gengivais ,através da limpeza profilática associada à aplicação de flúor, da orientação sobre higiene e técnicas de escovação.
Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
Manter um boca saudável é importante para o bem-estar! 

4 comentários:

  1. O que é Placa Bacteriana?

    Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

    Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

    Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

    ResponderExcluir
  2. Que tipo de dentista eu estou precisando?
    Especialidades na área de odontologia:

    -Odontopediatra: especializado no atendimento de crianças.

    -Endodontista: diagnostica e trata de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares (muitos dentistas gerais também fazem tratamentos de canal).

    -Protesista: especializado na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais conhecidas como dentaduras.

    -Patologista bucal: usa procedimentos laboratoriais para diagnosticar problemas bucais. Também é especializado em odontologia forense.

    -Cirurgião bucal/maxilofacial: remove cistos, tumores e dentes. É preparado para corrigir fraturas ou outros problemas que exijam tratamento cirúrgico, inclusive da articulação temporomandibular (ATM). Esses profissionais também usam métodos de cirurgia plástica para eliminar ou reduzir problemas do maxilar e da face.

    -Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos.

    -Periodontista: especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da gengiva.

    ResponderExcluir
  3. O que são cáries?

    "Cárie" é uma outra forma de se denominar a deterioração do dente.
    A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

    Os tipos de cáries incluem:
    Cárie coronária - o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

    Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

    Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

    A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

    Como eu sei se estou com uma cárie?
    Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie. Isto porque as cáries se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.

    A melhor maneira de identificá-las e tratá-las, antes que se tornem sérias, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.

    ResponderExcluir
  4. VOCÊ SABIA ???????
    DENTES TORTOS PODEM AFETAR A SUA SAÚDE !!

    ORTODONTIA é o ramo da odontologia que corrige a posição dos dentes.

    A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral.

    Os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar :

    - dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, comprometendo o aparelho digestivo,

    - alterar a fala e dicção (fonética : pois a má posição dentária interfere na posição da língua),

    - favorecer a respiração pela boca e, com isso gerar falta de saliva(boca seca e mau hálito),

    - além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a auto-estima (estética).

    Entretanto, é uma anomalia que pode ser corrigida.
    Existem diferentes técnicas que levam a resultados satisfatórios, que vão desde o tratamento ortodôntico (uso de aparelhos móveis ou fixos) até cirurgias de correção chamadas de ortognática, que reposiciona os maxilares.

    Há algum tempo atrás acreditava-se que a correção dentofacial era privilégio de crianças e adolescentes. O avanço das pesquisas mostrou que resultados alentadores são obtidos em qualquer idade e, hoje, o atendimento é irrestrito em termos de faixa etária.

    Seu dentista indicará o tratamento mais adequado para você. Faça-nos uma visita.

    ResponderExcluir