Este blog é destinado à todas as pessoas "de bom humor"!!!

Nosso intuito é que você saiba o quanto vale a pena ter um sorriso saudável e ficar por dentro de todas as novidades odontológicas que podem contribuir para isso.
Assim, esperamos que você se informe, questione, surpreenda-se e também divirta-se.
Bom-humor faz bem pra vida!!!!


sexta-feira, 20 de maio de 2011

A MÁ OCLUSÃO PODE DAR UMA DOR DE CABEÇA!!!!!

Bastam um sorriso e um olhar mais atento para que sejam denunciados inúmeros problemas que estragam bastante esse verdadeiro cartão de visitas: dentes amarelados, presença de cáries, tártaro, gengivas inflamadas, aftas, mau hálito... O que muita gente não repara é que o jeito de morder os alimentos também pode provocar ou indicar a presença de outros males — e bem mais graves, porque afetam outras regiões do corpo além da boca.....


Quando os dentes nascem ou se desenvolvem em posições inadequadas, você começa a morder errado e tudo fica em desarmonia, sua mastigação, respiração e até mesmo a fala... Especialistas apontam o problema até como a causa de dores crônicas na cabeça e nas costas.

O QUE UMA MÁ OCLUSÃO PODE DESENCADEAR
• Dificuldade na mastigação e deglutição dos alimentos.
• Desgastes nos dentes
• Dicção e fala alteradas devido à má posição da arcada dentária
• Suscetibilidade à cárie
• Pode ser um fator desencadeante da Disfunção Têmporo Mandibular, DTM, que gera dores de cabeça e musculares
• Favorece a respiração bucal, que pode alterar a mucosa e gengiva da boca, devido à falta de saliva. Isso pode causar maior sensibilidade e irritação na língua, gengiva e nas bochechas, além de causar mau hálito
.
DENTES X DOR NAS COSTAS
Na relação da má oclusão com a conseqüente má postura do corpo e as dores nas costas temos a seguinte situação:a mandíbula pode se desviar lateralmente por causa de um dente fora do lugar o que leva a toda a dentição a se acomodar em uma posição discrepante. Os músculos mastigatórios do lado oposto, responsáveis por este desvio, ficam fadigados. Isso ocorre porque esses músculos são estimulados a manter a mandíbula articulada na posição errada durante 24 horas do dia, o que pode causar dor na face e na cabeça. O cérebro capta a presença da má oclusão e procura naturalmente amenizá-la, fazendo com que o indivíduo encontre uma posição mais confortável e, então, incline a cabeça para o mesmo lado. Esse conjunto de reações desequilibra o corpo e acaba levando à escoliose idiopática — aquela dor nas costas que afeta 80% da população e não tem uma causa associada. DENTES X DOR DE ESTOMAGO
Em casos muito graves de má oclusão associadas a fatores como estresse, a pessoa pode desenvolver alteração da face e problemas no aparelho digestivo. Devido a mastigação inadequada, o alimento não  é totalmente  triturado , sobrecarregando o estomago, o que pode gerar uma úlcera, por exemplo. Isso porque a boca é fundamental para iniciar o processo de trituração para facilitar a digestão.
DENTES X RESPIRAÇÃO BUCAL
Respirar pela boca ainda pode prejudicar o desenvolvimento dos seios maxilares e nasais, causando alterações no perfil facial. Também prejudica a respiração e a qualidade do ar inspirado, que não é esquentado nem ao menos filtrado pela região nasal. Finalmente, o respirador bucal sofre alterações na arcada dentária, e o palato (céu da boca) apresenta-se normalmente mais profundo e estreito, prejudicando o posicionamento correto da língua e dos dentes.
Citaremos abaixo as conseqüências da respiração bucal:
- Rendimento físico e escolar diminuídos por dormirem mal;
- Impaciência, irritabilidade, inquietude, ansiedade, medo;
- Relacionamento social reduzido;
- Cansaço,  desânimo;
- Crescimento físico diminuído decorrente da má alimentação;
- Alteração da fala, provenientes das deformidades dos dentes e da face;
- Sono agitado e pesadelos;com consequente sono durante o dia;
- Não dorme na posição que quer, mas sim na que pode (decúbito ventral ou de lado);
- Enurese noturna e cai da cama;
- Suga o polegar, chupetas ou rói unha;
- Ronco noturno e excesso de baba no travesseiro;
- Expressão facial vaga;
- Redução do apetite, alterações gástricas, sede constante, engasgos, palidez;

Quanto antes for diagnosticada a má oclusão, mais rápido será o tratamento e maior será o sucesso da correção. Para tanto, é imprescindível o uso de aparelhos ortodônticos para o ajuste, indicados desde a infância. O ortodontista é o profissional indicado para este tipo de avaliação e tratamento. Além do aparelho podem ser necessários o acompanhamento de outros profissionais como o fonoaudiólogo e o otorrinolaringologista que auxiliarão quando solicitados pelo ortodontista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário